|
29/04/2015 :: Edição 5498
|
Futuro da Minha Cidade
Uberlândia discute Futuro da Minha Cidade
A CBIC, em parceria com o Sinduscon-TAP, levou ontem (28/04) para Uberlândia (MG) o projeto O Futuro da Minha Cidade, através do Fórum Uberlândia 2100. Patrocinado nacionalmente pela Caixa e apoiado pelo Sesi, em Uberlândia contou com o patrocínio da Algar. O projeto visa mobilizar a sociedade civil para ser protagonista na gestão das cidades, desenvolvendo soluções para a sustentabilidade urbana.
Cerca de 450 pessoas participaram do evento, sendo que 223 aderiram ao conselho multissetorial que vai planejar a cidade de Uberlândia dos próximos 85 anos. “Essas 223 adesões em Uberlândia representam o maior número de adesões em todas as cidades onde o projeto já foi feito. Isso significa que a cidade de Uberlândia está motivada com o projeto”, disse o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (Sinduscon-TAP), Panayotes Emmanuel Tsatsakis.
Dentro de 30 dias será realizada nova reunião com as pessoas que assinaram como “apaixonados por Uberlândia”, a fim de formatar o conselho diretivo e programar as reuniões para determinar quais serão os planejamentos para Uberlândia até 2100
Silvio Barros, ex-prefeito de Maringá (PR) e atual secretário de Planejamento e coordenador-geral do Estado do Paraná, e Natália Garcia, do blog Cidades para Pessoas, que integram o projeto, também participaram do encontro em Uberlândia.
Esta iniciativa é baseada no modelo aplicado em Maringá (PR), que desde a década de 90 possui um comitê composto, essencialmente, por integrantes da sociedade civil organizada para definir metas de longo prazo para o município paranaense. Evento semelhante já foi realizado nas cidades de Joinville (SC), Goiânia (GO), Cascavel (PR), Porto Velho (RO) e São Gonçalo (CE). O próximo será em Teresina (PI), no dia 14 de maio.
|
|
CPRT/CBIC
Ministro do Trabalho participa do Encontro Nacional de Segurança e Saúde na Construção do Brasil no dia 12 de maio
O ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, participa no dia 12 de maio, em Brasília, do Encontro Nacional de Segurança e Saúde na Construção do Brasil - Um novo olhar sobre a nossa indústria. A participação do ministro será durante o painel O que faz a construção no Brasil. Durante o encontro, promovido pela CPRT/CBIC, serão apresentadas as ações e os projetos desenvolvidos pelo setor, que contribuem para a promoção da segurança e o bem-estar do trabalhador na construção civil. O evento será realizado das 9h às 17h, no Unique Palace, em Brasília. Clique aqui para mais informações. O evento também contará com a presença do secretário de Inspeção do Trabalho, Paulo Sérgio de Almeida; do procurador-chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 10º Região, Alessandro Santos de Miranda, representando o Ministério Público; do deputado Antonio Ramalho, representando os trabalhadores do setor; do líder do projeto Segurança e Saúde no Trabalho da CPRT/CBIC, Haruo Ishikawa, e do presidente da CPRT/CBIC, Roberto Sérgio, além do presidente da CBIC, José Carlos Martins
|
Infraestrutura e PPPs
Infraestrutura e Parcerias Público-Privadas
Junto com a nova rodada de concessões, que deverá ser anunciada no próximo mês de maio, o governo federal pretende lançar um conjunto de medidas para discutir o principal problema do programa: a falta de financiamento. O BNDES não poderá, dessa vez, ser o grande fornecedor de recursos para os empreendedores, disse ontem o secretário executivo do Ministério do Planejamento, Dyogo Oliveira, ao participar do Encontro Internacional: Infraestrutura e PPPs, realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). Atualmente, o banco responde por R$ 188 bilhões em financiamento ao setor, ante R$ 29 bilhões do mercado de capitais. Essa é, segundo avaliou o secretário executivo, uma dependência excessiva. O dinheiro terá de vir do setor privado, e isso é um problema cuja solução não é trivial. (Com informações da Agência Estado). A CBIC já disponibilizou no site do evento as fotos, o clipping e as apresentações do evento.
|
CII/CBIC
CBIC promove evento sobre Desenvolvimento Urbano em debate: comunidades planejadas e propostas em mobilidade Urbana em maio
A Comissão da Indústria Imobiliária (CII/CBIC) promove no dia 7 de maio, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília, o evento “Desenvolvimento Urbano em debate: comunidades planejadas e propostas em mobilidade urbana”. O encontro tem como objetivo discutir o futuro das cidades nos próximos 20/30 anos, com espaços ordenados para habitação, lazer, cultura, trabalho, educação, saúde e, principalmente, acessíveis para pedestres e ciclistas com os carros na garagem. Participarão do debate agentes de mercado imobiliário, acadêmicos e planejadores urbanos, buscando a elaboração de agenda propositiva que apresente opções de ocupação ordenada do território, tendo como eixo condutor soluções em mobilidade urbana sustentável. Durante o evento serão realizados painéis sobre “Comunidades Planejadas: concepção de MasterPlan, instrumentos e faseamento” e “Desafios do Mercado Imobiliário, Planejamento e Mobilidade Urbana”. Inscrições, clique aqui.
|
CII/CBIC
CBIC lança estudo sobre reabilitação e renovação urbana: desafios e oportunidades em maio
A Comissão da Indústria Imobiliária (CII/CBIC), com apoio do Senai, lança no dia 5 de maio, em Brasília, o estudo sobre Reabilitação e Renovação Urbana: desafios e oportunidades. O objetivo é identificar as melhores práticas de retrofit por meio de novas técnicas construtivas, que atendam a padrões de sustentabilidade e segurança com melhor custo-benefício, bem como políticas públicas que fomentem investimento privado neste processo. Elaborado pela CII/CBIC, o estudo defende que um esforço concentrado e a parceria da iniciativa privada com o poder público podem gerar uma nova realidade aos centros das grandes cidades. Durante o evento, que será realizado das 8h30 às 17h30, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília, também serão apresentadas experiências bem sucedidas de retrofit em Portugal e em Belo Horizonte. Acontece também uma oficina sobre Operações Urbanas Consorciadas no Estatuto das Cidades. O estudo produzido pela CII/CBIC será entregue ao Ministério das Cidades. Clique aqui para se inscrever.
|
|
|
|